quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Silvio Leite valorizou a pasta do Turismo no Piauí

Foto: Ccom
Publicitário e empresário Silvio Leite fez uma boa gestão na Setur

A saída do publicitário e empresário Silvio Roberto Leite da Secretaria Estadual de Turismo interessa muito mais aos postulantes à cadeira que ele ocupava desde o segundo mandato de Wellington Dias. Apesar de ser muito nova, a pasta do turismo administra um considerável volume de recursos financeiros, aplicados em obras de infra-estrutura turística em diversas regiões do Estado. No tempo em que esteve à frente do turismo, Silvio Leite serviu à Setur, emprestou credibilidade à Setur, agregou valor à Setur... Os críticos de Silvio Leite parecem ser, essencialmente, dois tipos de gente: aqueles que não conhecem o quanto é difícil comprometer-se com um grande volume de obras tendo pela frente os meandros da Lei 8.666/93 e as várias instâncias jurídicas, nos casos de querelas, e aqueles que têm alguma motivação de ordem política ou pessoal.

Silvio Leite fez o que podia ser feito. Priorizou investimentos em infra-estrutura em vez de ações promocionais de um turismo incipiente do ponto de vista estrutural e da capacitação dos atores envolvidos. É verdade que muitos projetos encetados por ele ainda estão no papel ou no canteiro de obras. Mas, diante do vazio que encontrou, já é muita coisa. Mesmo porque Silvio Leite venceu uma dificuldade que parece ser intransponível para muitos gestores no Brasil todo: elaborar projetos de acordo com os manuais dos órgãos federais e instituições creditícias. E foi mais além: conseguiu executar vários destes projetos e está deixando muitos em execução para serem tocados pelo seu sucessor. Outra coisa: elaborar projeto é, por si, uma grande realização, porque projeto executivo de obra não é barato, além de exigir técnica e capacidade gerencial.

Outra impressão positiva é que Silvio Leite conquistou grande respeito do “trade” turístico do estado, diferente do que se via antes da criação da Setur. A antiga autarquia responsável pelo setor era muito mais uma máquina de “queimar” seus dirigentes e causar insatisfação no segmento a que se propunha desenvolver. Silvio Leite deixa a pasta do Turismo e com ela um grande desafio para o governador Wilson Martins: indicar alguém capaz de manter as obras físicas, continuar disseminando o orgulho com o Piauí que somos e alimentar o sonho de um novo Piauí, valorizado em suas cores, formas e sabores.

Quem se der ao trabalho de avaliar as dificuldades enfrentadas por Silvio Leite à frente da Setur, haverá de cumprimentá-lo pelo muito que fez pelo Turismo do nosso Estado.

Texto: F.Carvalho

Nenhum comentário: