terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Lula e a imprensa. Dureza para os assessores

A divulgação de um evento com a presença de autoridades governamentais, principalmente o presidente da República, exige muita paciência. Respire fundo e tome um remédio para dor de cabeça. É tanto protocolo que, depois disso, você achará o mundo corporativo muito tranquilo.

O que está em jogo é a segurança dos convidados para lá de especiais, a gente sabe. No final de tanto trabalho, a assessoria do evento sequer terá direito a receber a lista dos jornalistas presentes. No máximo, receberá a relação dos veículos. Por quê? Não me pergunte, pois nem imagino a resposta.

As decisões não serão suas, lamento. Onde os jornalistas irão circular, fotografar, filmar, nada será decidido por você ou sua agência. Não estou reclamando de nada, nem de ninguém. É apenas uma constatação e um alerta para quem ainda não teve essa experiência.

Conversando com um repórter fotográfico, com vários anos de trabalho nas costas, ele lembrou do tempo em que cobria a agenda do presidente Itamar Franco. Tudo muito informal, ainda no estilo camarada dos mineiros. De lá para cá, muita coisa mudou neste país. Estamos em outra realidade, nada mais natural que também se alterem os protocolos.

Eu mesma fui encarregada de divulgar dois eventos com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Coincidentemente, um no começo de seu primeiro mandato e outro agora no final. A diferença no cuidado com os detalhes por parte de sua equipe de Comunicação foi gritante. Claro que é ruim trabalhar sob tanta pressão, ordens e imposições. Mas, no fundo, acho que é isso mesmo. Se eu estivesse do lado de lá talvez agisse assim também.

Lidar com um presidente espontâneo, carismático, que abandona discursos oficiais para escorregar no improviso, que se deixou fotografar com uma caixa de isopor na cabeça e de bermuda numa praia, que ama o Corinthians, é para deixar qualquer assessor enlouquecido. Esse bastidor rende, certamente, muitas histórias.

Lucia Faria, jornalista, pós-graduada na Universidade de São Paulo (USP) em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, comanda desde 2002 sua própria agência, a Lucia Faria Inteligência em Comunicação.

Extraído do Portal Imprensa

Nenhum comentário: