segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Redes sociais: estamos dentro da Matrix?


Vídeo sobre gerações Baby Boomers, X e Y

Por F. Carvalho *

O fenômeno das redes sociais está abarcando o nosso mundo real. Em duas ocasiões seguidas (ciclo de palestra sobre redes sociais e uma aula do curso de pós-graduação em jornalismo) deparei-me com discussões sobre a abrangência, a importância e a necessidade destes aglomerados virtuais de pessoas. Na verdade, comecei a semana lendo em algum lugar algo como “se você pensa que pode ficar fora das redes sociais, temos uma má notícia: as redes sociais vão estar em você”. O que presenciamos, hoje, é o surgimento de uma espécie de consciência digital disposta a nos aprisionar e nos sujeitar a um novo modo de vida.


Ainda sob o torpor destes vaticínios invento de assistir trechos do filme Matrix Reloaded e constato que a definição de Matrix passada por Morpheus (Laurence Fishburne) a Neo (Keanu Reeves) bem que poderia ser utilizada para explicar o êxtase que domina milhões de corações e mentes presas à realidade virtual. “O que é Matriz?”, pergunta o vilão que responde logo em seguida: “Controle. Matrix é um mundo dos sonhos gerado por computador, feito para nos controlar”.

Em um vídeo, produção americana, apresentado na pós-graduação de jornalismo sobre as gerações Baby Boomers, X e Y outra frase com forte teor determinista, fisga-me a atenção: “Se você acha que já sabe bastante e está em paz com seu espaço no mundo, então, parabéns! Você está oficialmente morto”.

Desta forma é fácil compreender que os indivíduos que compartilham o presente e viverão o futuro são conexões de uma densa teia mundial. Poderão até fazer opção pela inércia, mas não evitarão que suas existências ocupem alguns bytes de memória. Logo, não estarão na rede, mas a rede estará neles. A única escolha é a de como aparecer na “fita”: se como agente do processo ou indigente, debaixo de uma marquise cibernética. 


Clique aqui e assista trecho de o filme Matrix, no qual define o termo.


*F. Carvalho é jornalista, professor e acadêmico de Direito.

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro F. Carvalho,
Parabéns pela bela e oportuna crônica.
O grande BOOM da comunicação partiu com o advento da rede mundial de computadores(internet). E, Agora, dentro dela as redes sociais são ferramentas inprescindíveis ao HOMEM de hoje.
"VIVER É EVOLUIR JUNTO COM A SOCIEDADE. ACEITAR O NOVO. É ANDAR PARA FRENTE!"
José Luiz de Carvalho

www.fcarvalho.com.br disse...

Recebi pelo facebook, este comentário de Carlos Teixeira e que combina com a definição de real, encontrada em Matrix Reloaded. "Como você define o real? Você está falando do que pode sentir, do que pode cheirar, provar. Então real são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo cérebro".

CARLOS TEIXEIRA:

Muito bom o texto. Minha opinião é q, muitos dizem, que o "mundo virtual" não é claro, mas para mim, o virtual é um mundo mais "real", onde podemos conhecer lugares, fazer compras, ver culturas interagindo, tudo isso a um click de um simples aparelho de celular. Hoje, por exemplo, 90% de minhas atividades, seja social ou profissional, sao realizadas via celular.. E todas essas atividades tem um so objetivo, mostrar evolução de seus usuários e valores, como a moral.

Ben Rholdan disse...

Com certeza, meu caro amigo Carvalho.
Faço minhas as palavras de Erick Qualman, "Nós não temos a escolha se devemos USAR mídia social, a questão é a forma COMO VAMOS USÁ-LA".

Grande abraço

flavio silva disse...

muito bom carvalho , parabens ..vc a cada dia que passa vai se tornando um dos grandes ícones da comunicação parnaibana...abraço

Vanusa Costa disse...

MUITO BOA F. CARVALHO...ESSE FILME NOS FAZ REFLETIR POR VARIOS ANGULOS.

NA VERDADE A MATRIX É UMA FULGA DA REALIDADE, O SER HUMANO BUSCA A REALIDADE VIRTUAL PARA SATISFAZER SEUS DESEJOS E ACABA VENDO QUE ESSE DESEJO DE QUE A MAQUINA FAÇA TUDO POR SI, ACABA GERANDO UMA REALIDADE MAIS CRUEL AINDA, PORQUE ELE FOGE PARA O SONHO E NO SONHO DESCOBRE QUE TAMBEM EXISTE O PESADELO.
MORAL DA HISTORIA SOMOS SEMPRE SUBORDINADOS E DEPENDENTES DE ALGO , EU PODERIA DIZER QUE ESTAMOS SIM NA MATRIX.
PORQUE FAZEMOS PARTE DE UMA REDE ESTAMOS INSERIDOS EM UMA SOCIEDADE GRUPO ENFIM...