sexta-feira, 8 de maio de 2009

Deu na Folha de São Paulo: Chuvas que atingem o Piauí ameaçam o patrimônio de municípios históricos

As chuvas que atingem o Piauí ameaçam um conjunto histórico em Parnaíba -cidade que fica a 335 km da capital Teresina-, tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Desse conjunto histórico faz parte uma série de imóveis, como antigos casarões, além de ruas e calçamentos que datam da metade do século 18.
O tombamento ocorreu no ano passado e assegurou a proteção do local. O bem material agora pode ser incluído em projetos e políticas públicas de manutenção e revitalização. ”Pelo menos dois prédios tiveram problemas estruturais [com as chuvas]. Existem alguns que estão com as estruturas comprometidas. Algumas paredes caíram e atingiram um imóvel vizinho", afirma o secretário de Comunicação de Parnaíba, Francisco Carvalho. O secretário afirma que o Iphan foi comunicado dos estragos pela Secretaria da Infraestrutura do município.
A chefe da divisão técnica do Iphan no Piauí, Claudiana dos Anjos, afirma que o proprietário de um imóvel histórico desocupado que desabou parcialmente já foi notificado pelo instituto e começou a realizar obras de recuperação.
”A maior ameaça é aos imóveis abandonados. Os riscos são por conta da cheia do rio [Igaraçu] e da intensidade muito forte da chuva. Temos conhecimento da situação e estamos fazendo um acompanhamento", afirma Claudiana.
Na próxima semana, técnicos do instituto devem visitar novamente a cidade.

Emergência
A cidade de Parnaíba -segunda maior do Estado, com uma população de cerca de 140 mil pessoas- é uma das mais castigadas no Estado do Piauí por causa das enchentes. No município, já foi decretada situação de emergência.
Dados da prefeitura apontam que ao menos 280 famílias foram atingidas. Parte delas está em abrigos públicos. Ontem, algumas ruas permaneciam alagadas. Nos abrigos, famílias atingidas recebiam donativos.

(Publicado na Folha de São Paulo, Caderno Cotidiano, Agência Folha Press e no Jornal Tribuna Imprensa, de Araraquara, dia 06 de maio. A matéria foi feita pelo Repórter da Folha de São Paulo, Jose Eduardo Rondon).

Nenhum comentário: