terça-feira, 30 de junho de 2009

Restauração do Porto das Barcas inicia ainda este ano, anuncia Governo do Estado



Porto das Barcas, conforme o novo projeto de restauração

O projeto de revitalização do Porto das Barcas, em Parnaíba, é de alto nível. Orçada em 2,2 milhões de reais, a obra vai ser financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Governo do Estado, que executará o projeto, anunciou que seu propósito é potencializar ainda mais o local como referência histórica e turística de Parnaíba e do Piauí.

A julgar pelo estudo preliminar apresentado neste mês de junho pelos arquitetos responsáveis pela restauração, a idéia é valorizar o que remonta a história do local e da cidade de Parnaíba, conjugando tudo isto com itens de comodidade e modernidade.

Fontes do Governo do Estado informam que restauração deve começar neste segundo semestre de 2009, com ações de conservação, melhorias das ruas, calçadas, estacionamentos, iluminação, paisagismo, sinalização, melhorias na infra-estrutura, instalações subterrâneas das redes elétricas e telefônicas, além de reparações de emergência.

O Porto das Barcas é um conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan), compostos por casarios construídos no século XVII para dar suporte ao comércio de charque empreendido pelos primeiros desbravadores da região.

Situado na margem direita do Rio Igaraçu, é famoso pelos eventos que recebe e pelas galerias destinadas ao funcionamento artesanatos, museus, ateliês de artes plásticas, agências de turismos, pizzarias e sorveterias, entre outras atividades. É também do local que saem iates e chalanas para os passeios turísticos ao Delta do Parnaíba.

A restauração do Porto das Barcas vai iniciar num momento bastante oportuno, pois os casarios necessitam de cuidados há bastante tempo.