terça-feira, 20 de abril de 2010

Seleta em Verso e Prosa é o novo livro de Alcenor Candeira Filho

O escritor parnaibano Alcenor Candeira Filho concluiu mais um livro de sua autoria. Seleta em Verso e Prosa é a sua 14ª obra literária, desta vez reunindo alguns dos seus melhores textos em prosa e verso produzidos nos últimos quarenta anos. “A maioria dos trabalhos são republicações, mas há outros inéditos”, explica o autor, que é professor, advogado, secretário municipal de educação e imortal das academias Parnaibana e Piauiense de Letras, além de ser ícone da literatura piauiense.

A obra é, segundo o autor, comemorativa dos seus quarenta anos de atividades literária e estará ainda esta semana à disposição dos leitores na banca de revistas do Louro, na Praça da Graça, e em outros locais que serão depois anunciados. O aspecto físico da obra é primoroso e com capa ilustrada pelo talentoso caricaturista Gervásio Neto, que captou a essência do espírito literário de Alcenor Candeira Filho, um escritor modernista que, na poesia, reúne técnica, lirismo, denúncia e elegia.

O último trabalho publicado por Alcenor Candeira Filho foi O Crime da Praça da Graça, um relato cheiro de memórias e denuncias relativas ao assassinato do pai dele, Alcenor Candeira, no dia 11 de outubro de 1959, em plena Praça da Graça, na presença de milhares de fiéis que aguardavam a saída da procissão da padroeira da cidade.

Texto: F.Carvalho

2 comentários:

Andarilho disse...

É empre bm dar espaço para a literatura piauiense. Ela é riquissima!! Parabéns pelo espaço!!

Anônimo disse...

Comprei o livro, quando de minha ida ao 8º SALIPI. Um ótimo livro, tanto de acabamento, quanto de conteúdo, reunindo, creio, a maior parte da obra desse grande poeta piauiense.
Marcos Freitas.