terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ignácio de Loyola Brandão será um dos palestrantes do 3º Salão do Livro de Parnaíba

Escritor Ignácio Loyola Brandão: destaque nacional.
Falta pouco para a 3ª edição do Salão do Livro de Parnaíba (Salipa), que ocorre de 1 a 4 de Setembro no Porto das Barcas. Este ano o grande homenageado será o escritor parnaibano Renato Castelo Branco. O Salipa é uma realização da Prefeitura de Parnaíba, com apoio da Fundação Quixote e consiste numa grande feira de livros, ciclo de palestras, lançamento de livros, realização de oficinas de leitura e apresentação de bandas e cantores piauienses. A abertura, que contará com a palestra do jornalista e escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão será na quinta – feira (01), às 19h30. “ Ignácio de Loyola Brandão é uma referência nacional, um dos maiores escritores do Brasil.  Além de ministrar a palestra “Inspiração existe? ”, ele fará o lançamento da sua mais recente obra, “ Ruth Cardoso: Fragmentos de uma vida”, enfatiza Wellington Soares, um dos organizadores do Salipa.
Marca do 3º Salipa com a imagem de Renato Castelo Branco.
O livro é uma biografia que mostra como era a esposa de Fernando Henrique Cardoso, como estudou e trabalhou essa mulher que era doutora em Antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Ruth, também araraquarense, publicou vários livros e trabalhos sobre imigração, movimentos sociais, juventude, meios de comunicação de massa, violência, cidadania e trabalho.
Além da abertura, com a presença de Ignácio de Loyola Brandão, a programação conta ainda com mais duas atrações nacionais: a escritora e sexóloga, Regina Navarro Lins e a poetisa Roseana Murray.
Os parnaibanos também são destaque no evento, com palestras do escritor Assis Brasil, do Presidente da Academia Parnaibana de Letras, Antônio de Pádua Ribeiro dos Santos, do escritor Kenard Kruel, e do poeta Alcenor Candeira Filho. Além dos piauienses Edwar Castelo Branco, Maia Veloso, Cineas Santos, Verônica Cavalcante e Douglas Machado.
Para Wellington Soares, um dos organizadores do  Salipa, o evento tem como carro chefe o livro, mas movimenta outras áreas artísticas como a música e a dança. “ O evento está consolidado, a população desde a primeira edição recebeu muito bem o Salão do Livro e tem prestigiado a cada edição”, finaliza.
“ Ler é tudo de bom” é o tema do evento. Uma realização da Prefeitura de Parnaíba e Fundação Quixote (entidade realizadora do Salão do Livro do Piauí), em parceria com livreiros.
 Ignácio de Loyola Brandão é jornalista, escritor, roteirista de televisão e cronista do jornal O Estado de São Paulo. Seu primeiro livro, Depois do sol (contos), impulsionou sua carreira literária. Foi redator-chefe das revistas Cláudia, Realidade, Planeta e Vogue, entre outros periódicos. Escreveu romances importantes no contexto das letras brasileiras, entre eles Bebel que a cidade comeu, Zero, Não verás país nenhum, O verde violentou o muro, O homem do furo na mão, O menino que não teve medo do medo, Veia bailarina e O segredo da nuvem.
 Escreveu romances biográficos, tendo sido o último publicado em 2008 com o título Desvirando a página: a vida de Olavo Setúbal. Sua produção literária rendeu-lhe vários prêmios. Destaca-se, em meio a tantos, o Prêmio Jabuti como Melhor Livro de Ficção de 2008, por O menino que vendia palavras.
 É membro da Academia Paulista de Letras. Respeitado por seus pares, reconhecido pela qualidade de sua obra, Loyola é valorizado, de forma singular, pelas marcas de cidadania que o caracterizam. É coordenador dos debates das Jornadas Literárias de Passo Fundo desde 1988. Contribui decisivamente na organização de cada edição das Jornadas, desenvolvendo importante e inestimável consultoria juntamente com o escritor Alcione Araújo.
 Também na literatura infanto-juvenil, em 2009, publicou Os escorpiões no círculo de fogo. É de 2010 lançou Ruth Cardoso: fragmentos de uma vida, narrativa sobre alguns momentos da vida de Ruth Cardoso, obra lançada em Araraquara-SP em abril de 2011.
 
LEIA notícias anteriores sobre o Salipa:

Nenhum comentário: