sábado, 17 de julho de 2010

João Vicente Claudino foi o melhor no debate da TV Meio Norte

Foto: Portal Meio Norte
JVC no debate da TV Meio Norte: melhor conteúdo


O Senador João Vicente Claudino foi o melhor no debate entre os candidatos ao governo do Piauí, promovido pela TV Meio Norte, se levarmos em conta o conteúdo de suas falas. Poderia ter sido imbatível se tivesse sido mais contundente em suas opiniões, propostas e defesas. Ele acertou no conteúdo, mas errou na forma.


Em algumas enquetes pós debate, Silvio Mendes e Wilson Martins teriam se saído melhor. Talvez, porque o tucano nem pensa em despir-se do personagem que incorporou, com suas características de vítima, bom moço, voz mansa, poço de virtudes... Talvez, porque Wilson Martins tenha se apropriado das obras e projetos dos governos estadual e federal, quando a participação dele pode ter sido tão importante quanto à de JVC, que também compôs a base governista estadual e ainda integra o grupo de sustentação ao Governo Federal.

Numa avaliação técnica, JVC foi o melhor. O problema é que este critério não serve para o povo, o eleitor. Ele precisa ser mais contundente para dar mais realce às suas linhas de pensamento. Em outras palavras: ele precisa modular sua inflexão de voz e lançar mão de dotes de oratória, como a dramaticidade, para causar no expectador uma sensação maior de segurança e satisfação. Não se trata de usar artifícios para impressionar, mas para conferir às frases e orações a medida certa da emoção, do sentimento.

Muitas das respostas e afirmações de Silvio Mendes e Wilson Martins no debate são bastante questionáveis quanto à exatidão, embora tenham sido apresentadas num contexto emocional estratégico para eles.

O candidato JVC tem conteúdo suficiente para ser o melhor no próximo debate e em todas as suas aparições. Precisa trabalhar mais a forma de apresentar seus argumentos.

Texto: F.Carvalho

Nenhum comentário: