sexta-feira, 16 de julho de 2010

Candidato a deputado Florentino Neto(PT) diz defender um mandato de qualidade

Florentino Neto em recepção ao presidente Lula, em Parnaiba

O Candidato a deputado estadual pelo PT, Florentino Neto, vice-prefeito de Parnaíba, disse que está pleiteando uma cadeira na Assembléia Legislativa não por mera vaidade, “para manter o status quo de família ou de grupo político”.

Afirma estar preparado para o exercício do mandato. “Digam tudo de mim, menos que não trabalho” – enfatizou.

Segundo ele, nos últimos 5 anos – primeiro como secretário de governo e agora como vice-prefeito, foi possível ter um diálogo constante com a Câmara Municipal, e a elaboração de muitas leis ali aprovadas tiveram sua participação, com o apoio da equipe técnica da prefeitura.

“Dentre essas leis, orgulho-me de ter participado, por exemplo, do plano de cargos e remuneração dos professores, um trabalho feito junto ao Sindicato da categoria, conselho do FUNDEB e da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação” – destaca. E prossegue: “Nesses últimos anos eu trabalhei muito na produção legislativa, na elaboração e avaliação de projetos de lei; estudei muito sobre a prática legislativa e hoje me sinto preparado para, efetivamente, representar a região norte na Assembléia Legislativa”.

DEMOCRATIZAR A DISCUSSÃO

Afirmando gostar também da atividade executiva, por ele já exercida em diversos cargos, tanto em nível municipal quanto federal, Florentino destaca como de extrema importância o trabalho legislativo, “porque você tem um foco na produção das leis, que é o acordo do legislador com a sociedade em relação a determinados temas”.

Disse o candidato que vai lutar para tornar a discussão das leis mais democrática. “Não é possível que se discuta na Assembléia projetos de leis do orçamento, do plano plurianual, e que não se traga essa discussão para Parnaíba, a segunda maior cidade do Estado".

Ele lembrou que em alguns municípios da região existem problemas seríssimos e que, eleito deputado, vai tentar resolvê-los.

“Na regularização da questão fundiária, por exemplo, a prefeitura de Parnaíba já vem fazendo sua parte, contribuindo junto a organismos da sociedade, mas esse é um problema também do Cajueiro da Praia, é uma necessidade da Ilha Grande e de Luis Correia, que necessita ser trabalhada” – lembra.

PROJETOS COMO DEPUTADO

Florentino Neto garante que chegando à Assembléia Legislativa vai ter a oportunidade de levantar a voz na defesa dos projetos de Parnaíba. E cita o caso do Projeto da Z.P.E., o projeto dos tabuleiros litorâneos, carente de assistência técnica,:E também o caso da Vila do Leite, que é uma proposta municipal, mas que precisa de uma interlocução com outros organismos, para que possam ser transferidas várias unidades produtivas que estão na zona urbana da cidade.

Florentino afirma que eleito deputado vai travar a discussão sobre a implantação do curso de medicina em Parnaíba. “Vamos buscar parcerias com a Universidade Federal do Piauí e organismos sociais para a discussão de problemas da região .Não podemos estar afastados da Universidade, onde existem grande técnicos, pesquisadores, pessoas comprometidas com o Estado e que deveríamos aproveitar cada vez mais o potencial de pesquisas, de trabalho e de estudo dessas pessoas”.

Ele lembra o apoio que Parnaíba recebeu do reitor Luis Júnior, da UFPI, que junto ao presidente Lula propiciou o crescimento do Campus Reis Velloso. “Vem aí a construção de um novo Campus em Parnaíba, cujo terreno foi doado por um empresário local, com o estímulo da prefeitura, e eu tenho orgulho de ter participado de todo o processo” – acrescenta.

AJUDANDO A PREFEITURA

O candidato Florentino Neto defende a necessidade da região ter mais representantes na Assembléia, porém com qualidade. Segundo ele, quem se colocar como candidato a deputado tem que ter a consciência de ter conhecimento e as condições políticas, além de vivência, para desenvolver um bom trabalho.

“Tem que acabar essa história do deputado não se aproximar do prefeito por ser ele de outro partido. Primeiramente e o mais importante são os interesses da região. Se isso ocorrer, a interlocução política, o diálogo entre os diferentes existe, nas várias instâncias.

Ele lembra que nestes 5 anos e meio de administração de José Hamilton nenhum representantes da região na Assembléia do Estado procurou o prefeito para tomar conhecimento das necessidades do município e tentar ajudar. Disse que o prefeito tem procurado tocar a questão dos projetos praticamente sozinho, graças também à coincidência histórica do desempenho de mandatos concomitantemente com os governos de Wellington Dias e do presidente Lula, a partir do que abriram-se muita portas e foi possível a discussão das questões locais. “Apoio dos representantes da política parnaibana junto à prefeitura, nunca existiu” – finaliza.


HISTÓRICO/ RESUMO

Florentino Alves Neto iniciou sua trajetória em movimentos de igreja e clubes de jovens.E aos 14 anos passou a trabalhar como office boy. Na universidade, ingressou no movimento estudantil e foi eleito presidente do diretório Acadêmico 3 de março, do campus Reis Velloso, da UFPI, onde graduou-se em administração de empresas em 1993.

Em 1994, após passar por várias experiências profissionais, ingressa no serviço público federal, através de concurso. Em Brasília, onde presidiu a Fundação Nacional de Saúde, graduou-se em direito na Universidade de Brasília – UNB. Em 2002 retornou a Parnaíba onde passou a exercer a advocacia. Foi gestor do `Patrimônio da União no Piauí, no período de 2003 a 2005, e depois coordenou as campanhas do prefeito José Hamilton, de quem foi secretário de governo e atualmente é vice- prefeito.
 
Texto: Bernardo Silva
.........
Florentino Neto, após reuniao com chefe de gabinete da Prefeitura de Parnaiba, Dihna Miranda, o ex-ministro do Planejamento, Reis Veloso, e o prefeito de Parnaiba, José Hamilton.

Florentino Neto durante reunião, em Teresina, com objetivo de viabilizar a ZPE de Parnaiba

Nenhum comentário: