sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Uma pesquisa esquisita

            Meus colegas do Twitter ficaram em polvorosa depois da pesquisa do Ibope, para o governo do Estado, divulgada pela TV Clube, na noite desta sexta-feira. 13.
Foi ou não foi feita só em Teresina?
Yala Sena dizia: “Tô com a pulga atrás da orelha. Sílvio Mendes perder em Teresina na pesquisa Ibope...inacreditável....”.
Drica Torres garantia: “Yala a pesquisa não é em Teresina. Ouviu 44 municípios. A repórter da Clube colocou as regiões, e em vez de Piauí escreveu THE”.
Mayara Martins veio com esta: “Na matéria do portaldaclube.com, eles colocam que a pesquisa é só Teresina msm...”.
Yala volta à carga: “Drica... O Amorim, editor da TV Clube, me confirmou... Ligue pra ele... Ibope só T-E-R-E-S-I-N-A. Não sou eu que estou dizendo...”.
            Bem, diante dessa confusão toda, restam as ilações. A TV Clube atrapalhou-se com os dados ou a realidade é mesmo inacreditável.
            Se for verdade que a pesquisa foi feita apenas em Teresina, deve ter sido a melhor notícia dos últimos meses para Wilson e João Vicente. Se em Teresina o resultado for, pelo menos, equilibrado entre os candidatos, ganha quem conquistar o interior. E Silvio não tem capilaridade no interior.
         As últimas pesquisas feitas no Estado todo, mostram que existe uma queda de braços entre Wilson e JVC, com Silvio em desvantagem.
         Outra esquisitice da pesquisa do Ibope é a indecisão de 26% dos eleitores, número bem diferente deste mesmo quesito das outras consultas. Se o Ibope estiver correto é porque todos os institutos do Piauí estão perdidos e com base de dados delirante, ultrapassada, mal dimensionada ou coisa que o valha.
         Uma coisa parece certa: a pesquisa divulgada na noite desta sexta-feira, pela TV Clube, apresenta mais razões para desconfiança, tenha sido ela feita em todo o Estado ou só em Teresina.
Este índice de indecisos é o fator que mais compromete a credibilidade da pesquisa do Ibope.
Texto: F.Carvalho

Nenhum comentário: