quinta-feira, 25 de novembro de 2010

As mudanças no trânsito de Parnaíba

Avenida São Sebastião, em Parnaiba

O trânsito de Parnaíba, definitivamente, não é mais o mesmo. E não é preciso recorrer aos registros oficiais para ter-se esta constatação. Muito fácil testemunhar, diariamente, acidentes nas ruas, avenidas, rótulas.... Os acidentes no trânsito também têm movimentado bastante o noticiário da cidade, com alguns destaques nos veículos mais vistos do Estado.

Entre as explicações mais recorrentes para a escalada de acidentes está a de que aumentou a população e o número de carros e motos nas ruas. E faz sentido. Os recordes de vendas de veículos motorizados prometem, mais uma vez, ditar o tom das confraternizações de fim de ano das revendedoras instaladas em Parnaíba. Os pátios de todas elas continuam movimentados. O poder de compra da população de Parnaíba aumentou. As facilidades para comprar, também.

Este círculo virtuoso da economia, com dizem os economistas, tem exigido algumas atitudes governamentais, muitas já autorizadas ou executadas por ordem do prefeito José Hamilton. O asfaltamento de ruas e avenidas, a implantação de sinalização horizontal e vertical, incluindo novos semáforos, entre outras ações são medidas que objetivam acompanhar este desenvolvimento. Deve ser consensual que tudo que foi feito até agora é muito pouco para o tanto que a cidade cresceu. A boa notícia é que outros benefícios para o trânsito serão vistos, assim que a Prefeitura concluir o estudo de tráfego que está fazendo por intermédio de empresa especializada neste serviço.

As expectativas da população são muitas e devem ser contempladas na ordem de prioridade que o estudo apontar, como asfaltamento de novas ruas, criação de mais corredores de tráfego, instalação de semáforos em outros locais, além de medidas administrativas que ainda serão divulgadas.

Vale ressaltar que em 2005 a Prefeitura de Parnaíba assumiu o ônus de fechar diversos retornos nas avenidas São Sebastião e Pinheiro Machado, mesmo diante dos protestos de muitos comerciantes. Os registros dos prontos socorros e hospitais mostram que muitas vidas foram poupadas de lá para cá. Com a quantidade de carros existentes hoje, o caos estaria instalado nestas duas avenidas e com muitas perdas humanas.

Finalmente, a cidade de Parnaíba conta com uma estrutura viária recuperada e sinalização de trânsito presente na maioria dos locais de grande circulação o que ensejará, também, uma campanha de conscientização de trânsito. Nos anos anteriores, Parnaíba viveu momentos de conturbação nas ruas por conta da implantação da rede de saneamento básico, o que tornava a sinalização instável, especialmente a horizontal que ao ser implantada, logo era removida junto com o asfalto em cerca de 70 por cento da zona urbana. Aquela situação prejudicava qualquer campanha no sentido de conscientizar a população para melhor usar e respeitar a sinalização, pois esta não existia plenamente. A atual situação é diferente e, em breve, teremos uma campanha destas nas ruas e nos meios de comunicação, com envolvimento de diversos órgãos municipais.

Texto: F. Carvalho

Nenhum comentário: