quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Criada a Academia de Letras, Ciências e Artes de Parnaíba (Alcap)



Escritor Diderot Mavignier, membro do Conselho Fiscal; Escritor José Luiz de Carvalho, vice-presidente; Escritor e memorialista Renato Bacellar, presidente; Professor e historiador Erasmo Amorhin, suplente do Conselho Fiscal; Historiador Reginaldo Júnior, primeiro-secretário; Jornalista F. Carvalho, secretário Geral; Músico e letrista Pedro Ayrton, suplente do Conselho Fiscal.

Foi fundada nesta última segunda-feira (23) a Academia de Letras, Ciências e Artes de Parnaíba (Alcap) em reunião dos instituidores realizada na Fundação Raul Furtado Bacellar, às 19h. Segundo o seu presidente eleito na ocasião, advogado, escritor e memorialista Renato Bacellar, a academia nasce pautada numa mentalidade nova, disposta a compartilhar conhecimentos e as experiências dos seus membros com a comunidade. O patrono escolhido para a Alcap foi Ovídeo Saraiva de Carvalho e Silva, reconhecido pela crítica literária como o primeiro poeta piauiense. 
Outra missão a ser desempenhada pela Alcap, segundo Renato Bacellar e confirmada pelo vice-presidente, o escritor José Luiz de Carvalho, será a de unir as diversas manifestações da cultura local e regional. “Não será só a literatura a ser valorizada pela Alcap, mas todas as ciências, as artes plásticas, a música, entre outras”, ressaltou José Luiz.  Para explicar melhor a amplitude do propósito da nova entidade, o vice-presidente exemplificou: “Podemos não só promover a produção e o lançamento de livros, como também a realização de mostras de artes plásticas, lançamento de CDs de músicas, discussões sobre o fazer jornalístico local e regional, entre outras atividades”.
Sobre o perfil dos membros da nova academia de letras, Renato Bacellar explicou que os ocupantes das cadeiras atenderão critérios relacionados à atuação de cada um em suas áreas como a literatura, as diversas formas de manifestação da arte e da cultura, no jornalismo e nas ciências em geral. “O valor de um homem e de uma mulher está nas ideias que defende e nos conhecimentos que compartilha com a sociedade”, disse. A Academia de Letras, Ciências e Artes de Parnaíba terá 50 patronos e 50 membros que deverão ser empossados ainda este ano, segundo informou o vice-presidente José Luiz de Carvalho.

Nenhum comentário: