quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Casa Grande de Simplício Dias será transformada em Museu da Parnaiba

A Prefeitura de Parnaíba está tomando providências judiciais com o objetivo de concluir logo o processo de desapropriação da Casa Grande de Simplício Dias, situada à Avenida Presidente Vargas e considerado um dos prédios mais importantes do sítio histórico do município. O processo de desapropriação está fundamentado no decreto municipal nº 701/2007 que declara a Casa Grande de utilidade pública para fins de desapropriação. O projeto da Prefeitura com Fundação Cultural do Piauí(Fundac) é restaurar o local respeitando todas as características físicas e de época para nele instalar um Centro Cultural com área reservada para a instalação o Museu da Parnaíba.
O valor da desapropriação da Casa Grande de Simplício Dias está sendo discutida através do processo judicial mas gira em torno de 98 mil reais e deverá ser depositado pela Prefeitura na conta dos antigos proprietários. Segundo a assessoria jurídica da Prefeitura de Parnaíba, só depois que o valor for depositado e confirmado pela justiça é que o município passará a ter a posse real do imóvel, podendo efetivar parceria com a Fundac para a implantação do Centro Cultural. “Só depois das eleições é que esse convênio poderá ser concretizado, pois a lei eleitoral veda a transferência de recursos neste período”, explicou Christian Saraiva Amorim, da assessoria jurídica da Prefeitura.
Enquanto prosseguem as ações para a desapropriação da Casa Grande, a Prefeitura já está elaborando estudos para a restauração do prédio e anunciou que apresentará o projeto final ao Iphan e ao Instituto Histórico de Parnaíba para garantir que todas as características de época sejam conservadas e revitalizadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa essa notícia..já era tempo disso acontecer!!!!