quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009



Na pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto Jales e publicada no Portal 180 Graus, o que mais me chamou a atenção foi a simulação para o Senado Federal. Se o pleito fosse hoje, os números mostram mais uma vitória folgada do governador Wellington Dias(PT), em Parnaíba massacrando, pela segunda vez, o senador parnaibano Mão Santa(PMDB).

O Petista obteria 36% dos votos, contra 18,7% do peemedebista que desde 2004 amarga derrotas sucessivas em todos os pleitos que se envolve, desenhando um gráfico de desempenhos em forma de ladeira. Por este motivo é que ninguém de bom senso duvida da possibilidade de Wellington Dias ser mais uma vez o preferido dos parnaibanos, numa disputa com o ex-governador cassado por corrupção e que mais uma vez pode ser desapeado do poder, outra vez acusado de corrupção.

Outro dado que merece comentário: no quesito que afere a rejeição dos virtuais candidatos, Mão Santa aparece como o mais rejeitado entre seus conterrâneos. No universo dos entrevistados, 43% disseram que não votariam em Mão Santa de jeito nenhum, dando-lhe a liderança absolta na antipatia do eleitor de sua terra. Enquanto isso o atual governador Wellington Dias tem uma rejeição tão pequena que chega a ser insignificante: 3%, percentual que chega a ser menor que a margem de erro da pesquisa que é de 4,7%. Neste caso, se a pesquisa estiver errada para menos, a rejeição de Wellington será inexistente do ponto de vista estatístico.

Governador Wellington Dias é favorito em Parnaiba

Nenhum comentário: