sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Paula Piauí e a sensibilidade com os pincéis

Paula Piauí
A professora Paula Piauí, graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí, é um dos grandes talentos das artes plásticas parnaibanas, além de ser uma grande figura humana. Quando não está em casa dando formas e cores à imaginação, busca inspiração no também tranqüilo ateliê de Francisco Pedro, no histórico e não menos poético Porto das Barcas.
Paula Piauí realiza pinturas em telas, aplicando técnicas mistas, óleo sobre papel reciclado, abstrato geométrico, entre outras. Em relação à pintura clássica diz trabalhar algumas composições em paisagens da realidade local.
Autodidata na arte da pintura Paula Piauí disse que tem pesquisado a obra de Cândido Portinari, tendo algumas delas lhe despertado maior atenção, como aquelas dedicadas às crianças e às manifestações culturais do Brasil, com destaque especial para Bumba-meu-boi(1959), óleo sobre madeira; Frevo(1956), óleo sobre tela; Meninos com Carneiro(1959), óleo sobre madeira; Fumo(1938), óleo sobre tela e Crianças Brincando(1960), óleo sobre tela. “A partir destas pesquisas passei a compor trabalhos usando os recursos monocromáticos que este artista valorizou, além dos recursos da idéia de movimento, luz e volume”, explicou.
Com inspiração em Portinari ela disse ter pintado os quadros Menina no Balanço(2008), óleo sobre tela; o trio de telas Brincadeira de Criança(2009), óleo sobre tela; e, inacabado, a Cesteira(2009), óleo sobre tela.
Em 2004 fez da sua arte um importante instrumento de superação ao desperta no pai, portador de câncer de próstata, o talento para a pintura. A partir de então a atividade de pintar passou a ser uma terapia que o ajudou a conviver com a doença. Vale ressaltar que a vendas dos quadros do senhor F.Marques, pai de Paula Piauí, ajudou no tratamento dele por algum tempo.
As pessoas interessadas em adquirir telas de Paula Piauí, podem encontrá-las no Ateliê de Francisco Pedro, no Porto das Barcas, ou na casa da artista, situada à Rua Itaúna, 4.630, Bairro Piauí, Parnaíba(PI). Os valores podem variar de R$ 50,00 a R$ 250,00, com preços negociáveis.

Um comentário:

Arte em Ação disse...

Adorei conhecer esta grande artista parnaibana. Seus trabalhos são maravilhosos. Também publiquei uma materia sobre ela no meu blog: arteemacao.blogsport.com