sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Carnaval é patrimônio imaterial de Parnaíba

Carro alegórico da escola Unidos da Ponte, campeã deste ano
A cidade de Parnaíba mantém vigorosa a sua tradição de carnaval de rua. Enquanto os demais municípios piauienses fazem a festa ao som de trios elétricos e guitarras, Parnaíba reúne 30 mil pessoas numa avenida para ver passar blocos carnavalescos e escolas de samba, animados por músicas irreverentes e sambas-enredos no compasso da percussão e do cavaquinho. Além disso, também houve carnaval com trio elétrico na praia, nos bares e na própria avenida do samba. Tudo muito bem organizado pela Secretaria da Cultura. Mas há que se destacar mesmo a tradição carnavalesca das escolas de samba, também respaldadas pela Prefeitura.
No Piauí, só mesmo Teresina para competir com Parnaíba neste item, sendo que este ano nosso carnaval foi, certamente, o melhor. As agremiações deram show de criatividade e empenho pelo carnaval. A escola Unidos da Ponte, campeã deste ano; Nova Parnaíba no Samba, vice-campeã; e Império do Cais, terceiro colocada capricharam nas alegorias, figurinos, sambas-enredos e outros itens fazendo jus aos aplausos que receberam. Os blocos carnavalescos foram um espetáculo à parte. A saudável rivalidade entre o Macacal e o Flanaíba rendeu momentos de muita animação e euforia na Avenida, que estava toda decorada, iluminada, sonorizada e equipada com arquibancadas. Os outros blocos também foram espetaculares. Um sucesso, o carnaval de Parnaíba!
Cada cidade tem sua história, suas tradições, seus valores mais destacados. No patrimônio imaterial de Parnaíba holofotes para o nosso carnaval. Nenhuma cidade do Piauí tem um reinado momesco tão autêntico, tão fiel às origens brasileiras da festa. Qualquer cidade de estrutura razoável e com boas condições de acesso pode montar um carnaval com trios elétricos, palcos, bandas da Bahia, blocos de abadás e outros quesitos possíveis de promover em tempo recorde. Mas nenhuma cidade conseguirá construir em pouco tempo o que Parnaíba já consolidou ao longo de sua história, que foi uma tradição de carnaval de rua com escolas de samba e blocos carnavalescos, antigamente chamados de blocos de sujos. Parnaíba tem esse diferencial. Tem um patrimônio imaterial consolidado e que merece cada vez mais apoio e incentivo. A Prefeitura de Parnaíba, nas gestões do prefeito José Hamilton, tem valorizado esta manifestação e promovido avanços.
Seria o caso, agora, de aproveitar esse diferencial de Parnaíba para despertar a atenção de órgãos como Ipham, Ministério do Turismo, Ministério da Cultura e o Governo do Estado para incrementar o carnaval de escolas de samba de Parnaíba, transformando-o em alternativa turística do Nordeste nesta época do ano. Que outro lugar do Piauí reúne tantos atributos para ser um referencial do carnaval tradicional? É claro que Parnaíba tem estas condições: agremiações carnavalescas com gente talentosa e uma localização geográfica privilegiada com boas condições de acesso, além dos outros atrativos turísticos já conhecidos ou por serem desbravados.
Nós, parnaibanos, não devemos nos acabrunhar com o sucesso dos carnavais de outras cidades que fizeram opção pelos trios elétricos e bandas de fora. Temos, sim, que nos orgulhar de ter, no domingo e na terça-feira de Carnaval, um quilômetro e meio de avenida tomada por mais de 30 mil pessoas, entre moradores da cidade e turistas, todos animados pelos tambores, cavaquinhos e a voz dos puxadores de samba. O nosso carnaval é o melhor e o mais autêntico do nosso estado. Compenetremos-nos disso. (Texto: F.Carvalho)

6 comentários:

Blog da Nel disse...

Parabéns pela matéria excelente, só tenho que concordar com você que nossa querida Parnaíba merece reconhecimento pelo sua cultura e pela tradição que tem no carnaval, coisas que lembro-me muito bem... e nada melhor que nós mesmos fazer conhecida a grandeza que tem nossa cidade maravilhosa.
Muitas saudades da minha terra!!
um abraço.

Dilma Brito disse...

Parabéns pela excelente matéria que incentiva os blocos carnavalesco de Parnaíba. A cada ano vê-se progresso em todos quesitos ( alegoria,samba enredo, adereço, etc). Pessoas como você são os responsáveis para que Parnaíba tenho um carnaval em grande estilo. Como muitos não foram prestigiar o desfile carnavalesco na avenida agora através de seu blog é possivel assistir este espetáculo.
Dilma Brito

Anônimo disse...

Excelente trabalho.
Só gostaria de pedir que corrigisse o "Brasil" no resumo de suas qualificações. Com ceteza o colocou com "z" pensando nos estrangeiros que poderão acessar seu sítio, mas, por que não valorizar nossa língua pátria? Duvido se os americanos escrevam o nome do seu país em português pensando nos brasileiros que poderão ler...

Prof. MSc. Moacyr Ferraz do Lago
moacyr@ufpi.edu.br

Anônimo disse...

Gostaria de ter acesso a um rápido resumo da história do carnaval de Parnaíba e Luís Correia. Se puder me ajudar, agradeço.

Prof. MSc. Moacyr Ferraz do Lago
moacyr@ufpi.edu.br

www.fcarvalho.com.br disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
www.fcarvalho.com.br disse...

Ao Prof. MSc. Moacyr Ferraz do Lago:

Caro professor

É com grande satisfação que recebo seu comentário.
Quanto à grafia de Brazil, não se trata de liberalidade do blogueiro, mas de uma forma fixa do blog(blogspot). Pelo menos não encontrei disponível no sistema, ainda, a nossa forma mais apreciada(Brasil). Pode ser que eu tenha procurado pouco, mas ficarei atento para possibilidade de alterar.
Convidou- a tornar-se visitante habitual deste blog. Sua audiência qualificada nos honra muito.

Atenciosamente,

F.Carvalho
Jornalista, professor e calouro do curso de Direito.