domingo, 26 de janeiro de 2014

Maioria dos políticos piauienses do lado de Dilma beneficia Wellington Dias

O fato de todos os pré-candidatos aos cargos majoritários no Piauí – governador e senador – estarem alinhados com a pré-candidatura à reeleição de Dilma Roussef (PT), só fortalece a candidatura de um deles – Wellington Dias(PT), ao governo do Estado.
A atuação de João Vicente (PTB), Wilson Martins (PSB) – pré-candidatos ao senado - Marcelo Castro (PMDB) e Wellington Dias – pré-candidatos ao governo – todos seguidores declarados da presidenta Dilma, só a tornará cada vez mais forte no Estado.
AÍ SURGE A PERGUNTA: Quem mais pode tirar partido da alta popularidade de Dilma no Piauí, conforme já atesta pesquisa Amostragem?
1) Marcelo Castro, que é de um partido, o PMDB, dissidente no Estado, embora alinhado nacionalmente e que tem o tucano Silvio Mendes do seu lado fazendo gol contra?
2) Ou Wellington Dias, que tem um alinhamento mais íntimo e histórico com a presidenta e pode se apropriar melhor do sucesso dos programas e projetos do governo federal petista?
Bem, certeza em política, não há. Mas vejo maiores possibilidades de Wellington Dias ser o maior beneficiado com a alta popularidade de Dilma Roussef no Piauí.
Por mais que reivindiquem para si o beneplácito popular, alegando proximidade com o Planalto, dificilmente Marcelo Castro, do PMDB, será mais convincente que Wellington Dias, do PT.
E o que é pior para Marcelo: Caso perceba que Dilma não lhe renderá os votos esperados, também não poderá criticá-la pejorativamente, tendo em vista a aliança. E desfazê-la seria pior ainda.
Estas são as circunstâncias dispostas mais à superfície da política piauiense. Outras de maior complexidade podem ser analisadas sob este mesmo prisma.
E você, o que acha?
(F. Carvalho)

Nenhum comentário: