terça-feira, 29 de abril de 2008

Jornal o “Bembém” é uma grande contribuição à cultura de Parnaiba


Ninguém vai à banca comprar um exemplar do Jornal o “Bembém” atraído pelo seu aspecto gráfico. Pesado graficamente, como se diz no jargão dos diagramadores, o periódico cultural de Parnaíba pode até decepcionar pela sua programação visual, mas certamente vem agradando, em cheio, o público ávido por uma boa leitura.
Em sua quarta edição o “Bembém” dá prosseguimento à sua linha editorial voltada ao resgate da cultura e da história de Parnaíba, ao tempo em que dá oportunidade para jovens estudantes ou profissionais mostrarem sua produção intelectual.
O teatro, a música, o cinema, a poesia e outras manifestações do fazer cultural do povo parnaibano e piauiense já desfilaram com maestria nestas quatro primeiras edições. É, sem dúvida, uma publicação que vem para delimitar uma etapa da cultura parnaibana.
Vale lembrar que o jornal é uma homenagem ao fundador do Almanaque da Parnaíba, o comerciante Benedito dos Santos Lima, o Bembém, que deu muitas outras contribuições à cultura parnaibana, como a publicação do jornal Cultural Aljava e da edição e patrocínio ao Livro do Centenário de Parnaíba.
A iniciativa de editar o “Bembém” é do filho do homenageado, o dramaturgo Benjamim Santos.
Entre os temas abordados na edição mais recente está o índio, fazendo-se uma referência, também, à resistência silvícola à presença dos homens brancos em terras parnaibanas, por ocasião do desbravamento. O herói Mandu Ladino foi a figura de destaque deste capítulo da historiografia local. A dizimação dos nossos índios foi um holocausto com poucos registros na história, mas capazes de situá-la entre os maiores genocídios da história do Brasil.

Serviço: o Bembém pode ser encontrado na Banca do Louro(Praça da Graça).

2 comentários:

Anônimo disse...

Salutar lembrança da cultura parnaibana. Saudosismo e constatação relembram uma cidade vibrante. Por onde estará o amanhã?

Anônimo disse...

GRANDE AMIGO CARVALHO QUERIA LHE PARABENIZAR PELA QUALIDADE DO SEU BLOG E NÃO PODERIA SER DIFERENTE POIS TUDO QUE O AMIGO FAZ TEM A MARCA DA SERIEDADE, DA DEDICAÇÃO E DO COMPROMISSO COM A BOA INFORMAÇÃO. UM FORTE ABRAÇO DO AMIGO MIGUEL BEZERRA