terça-feira, 29 de abril de 2008

Lingüística e Análise do Discurso são comentados por Fiorin em visita ao Piauí

O Jornal Meio Norte, edição do último dia 18 de abril, traz uma matéria com José Luiz Fiorin, no caderno Arte & Festa. Professor Doutor da Universidade de São Paulo, ele é autor de vários livros sobre Lingüística e Análise do Discurso, tais como: Introdução ao Pensamento de Bakhtin, Elementos de Análise do Discurso, Astúcias da Enunciação, Introdução à Lingüística, entre muitos outros.
Interessei-me pelo trabalho da jornalista Liliane Pedrosa, por ter abordado o pensamento de um dos lingüistas mais referenciados nos cursos de Letras Português e de Jornalismo. Por tratar-se de um brilhante estudioso brasileiro da Análise do Discurso, frequentemente citado e estudado nas universidades, o nome de Luiz Fiorin no alto da página fisgou minha atenção de imediato.
Em sua entrevista concedida ao Meio Norte, Fiorin reforça uma lição da Lingüística que muito me sensibilizou: aquela que nos ensina a respeitar os falantes e seus falares e a valorizar as intenções. Este preceito é reforçado pela Análise do Discurso, quando trata das Condições de Produção do discurso explicando tratar-se de algo historicamente construído e trabalhado.
No contexto da Lingüística, Fiorin disse ainda ao jornal Meio Norte: “É um absurdo dizer que a pessoa não sabe português, porque tudo que você faz é usando o português, seja conversar, rezar e o que for”. Ou seja, ele referiu-se à gramática internalizada inerente a todo indivíduo, e que é adquirida durante uso social da língua, através da fala, e sugere respeito ao falante, independente da sua educação formal.

Nenhum comentário: