domingo, 4 de maio de 2008

Mestre Ageu, aos 77 anos de idade, é uma das grandes referências da arte plástica piauiense

Parnaíba é uma cidade de muitos artistas talentosos. Um deles é o escultor Ageu Alves de Melo. Aos 77 anos de idade Mestre Ageu, como é mais conhecido na seara artística piauiense, continua transformando toras imburana em verdadeiras obras de arte.
Do gume de seu formão e de outras ferramentas simples surgem formas humanas ou de animais da fauna regional, materializando cenas que revelam a visão do artista a respeito da vida simples do homem do campo, sua principal fonte de inspiração.
Artista simples, mas de trabalho sofisticado, Mestre Ageu já participou de várias exposições em todo o Brasil e recebeu premiações importantes como o primeiro lugar no Quinto Salão de Arte Moderna e a Medalha da Costa e Silva, este último no ano de 1988.
Segundo ele, existem peças de sua autoria espalhadas por vários estados brasileiros e até no exterior, como Estados Unidos e Arábia Saudita. Em Parnaíba, esculturas do Mestre Ageu podem ser encontradas no Porto das Barcas, onde há uma galeria com seu nome e em outros locais. Estabelecimentos turísticos como o Hotel Cívico utilizam peças deste artista em suas decorações. “No Hotel Cívico podem ser encontradas a Labineira e O violeiro ambulante”, informou. O primeiro trabalho retrata uma mulher da comunidade Labino, localidade conhecida pela abundância de caju; a segunda dispensa explicações.
As fotos que ilustram esta postagem mostram obras do Mestre Ageu, ainda em seu simples ateliê. Em uma das fotos ele aparece ao lado de seu amigo José Lyra Fonseca.

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei a importancia que você tem dado aos artistas de Parnaíba,principalmente, do velho Ageu.
Paula Silva