domingo, 14 de dezembro de 2008

Mangabeira Unger: Ministro brasileiro que foi professor de Barack Obama visita Parnaiba neste domingo

O Ministro extraordinário de assuntos extratégicos do Brasil, Roberto Mangabeira Unger, visita Parnaíba neste domimgo, 14 de dezembro. Ele foi recebido por volta das 10h no areoporto Internacional João Silva Filho, pelo prefeito José Hamilton Castelo Branco e outras autoridades.
Em Parnaíba, o Ministro Mangabeira pretende dar impulso ao processo de discussão e elaboração de estratégias para construção de um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil, baseado em mecanismo de ampliação de oportunidades, fundamentado e três dos cinco eixos temáticos que defende, que são a ampliação de oportunidades econômicas, a ampliação de oportunidades educativas e a melhoria da gestão pública. Os outros dois eixos, que não se reportam a Parnaíba são a questão da Amazônia e da defesa nacional.
O Governador Wellington Dias, chega um pouco mais tarde para encontrar-se com Mangabeira Unger.
Neto do ex-governador e senador baiano Otávio Mangabeira, Roberto Mangabeira é considerado uma sumidade no mundo jurídico além de ser formulador de teorias sociais de impacto no mundo acadêmico mundial. Aos 24 anos foi nomeado professor titular da Universidade Harvard(USA) e depois elegeu-se membro vitalício Academia Americana de Artes e. Na prestigiada universidade americana teve um aluno ilustre: Barack Obama, hoje presidente eleito dos Estados Unidos. Mais do que um ministro, trata-se de um pensador e doutrinador que tem a oportunidade de testar a validade das suas teorias.
Na sua pasta de ministro pretende contribuir para que o Brasil consiga transformar em vantagem estratégica, perante a comunidade internacional, as suas riquezas e potencialidades em diversas áreas.
Por exemplo, para a Amazônia ele sugere reconciliação da preservação com o desenvolvimento. Em entrevista ao Correio Braziliense, disse: “Lá não pode ser apenas um santuário, um parque. Mas também não pode ser entregue às formas devastadoras da produção”. Com isto defende uma exploração sustentável da natureza, como forma do Brasil firmar a sua soberania sobre aquela extensa região.
Em Parnaíba, esta visão de sustentabilidade deve voltar-se para as atividades econômicas em execução e em planejamento para a região do Delta do Parnaíba e Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos. Na Praia da Pedra do Sal, o ministro visitará as obras de urbanização e de construção de um parque eólico.
(texto: F.Carvalho, professor e jornalista)

Nenhum comentário: