segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Livros de escritores piauienses vão para as escolas públicas


Os escritores piauienses estão bem mais próximos das carteiras de escolas dos ensinos fundamental e médio espalhadas por todo o Estado. A Secretaria Estadual de Educação anunciou ainda em janeiro que levará para as salas de aulas pelo menos seis obras genuinamente piauienses que farão parte de uma coleção denominada Literatura em Curso, a ser publicada. Entre os integrantes do seleto grupo está o príncipe dos poetas piauienses, Da Costa e Silva, com poesias selecionadas por seu filho Alberto da Costa e Silva, que mora no Rio de Janeiro.
O projeto prevê, ainda, a publicação de livros de mais dois poetas piauienses: Mário Faustino e H.Dobal e na sequência, três prosadores: O.G. Rego de Carvalho, Assis Brasil e Fontes Ibiapina.
“Iniciativas como esta, melhoram a qualidade da educação no Piauí, incentivando assim a leitura, despertando o interesse pelo conhecimento da história do país e dos autores brasileiros”, opinou o professor Cinéas Santos.
Alberto da Costa e Silva, que também é escritor, considera necessário que antes de chegar às mãos dos alunos, seja promovido um maior contato entre os professores e estas obras. “Não adianta ter material se eles não puderem aproveitar por completo”, enfatizou.
Esta iniciativa atende, em parte, a reivindicação do movimento liderado pela Academia de Ciências e Letras do Piauí, que em julho passado realizou uma conferência em Parnaíba, encampando esta defesa. No final dela o presidente, Herculano Moraes, levou “A Carta de Parnaíba”, com o objetivo de sensibilizar os deputados estaduais piauienses a regulamentarem um artigo da Constituição Estadual que prevê a adoção de livros de escritores piauienses nas escolas de todo o Estado e em todos os níveis.
O ensino de Literatura Piauiense nas escolas é, além de uma garantia constitucional, uma tendência, pois há muito tempo que estas obras são cobradas nos vestibulares da Uespi, Ufpi e algumas particulares. (Este texto contém informações da CCOM)

Nenhum comentário: