quinta-feira, 30 de abril de 2009

Conferência de Comunicação no Serviço Público apresentou experiências de sucesso em Recife

Ministro Patrus Ananias e F.Carvalho


Participei nos dias 23 e 24 de abril, em Recife, da Conferência Norte-Nordeste de Comunicação no Serviço Público. Além de renomados profissionais de comunicação e importantes gestores públicos da área, também estavam presentes no auditório do Atlante Plaza participantes de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Acre e de outros Estados. Todas as apresentações foram de grande relevância e conteúdo, mas destaco a Conferência Magna de Abertura, com o Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e também o relato, no segundo dia, do secretário de imprensa da Presidência da República, do jornalista Nelson Breve, braço forte do ministro Franklin Martins.
O ministro Patrus Ananias falou sobre “Brasil sem fome - O papel da comunicação nas ações estratégicas do MDS” e Nelson Breve abordou a “Regionalização da Comunicação”. Os dois relatos de experiências foram bastante enriquecedores, especialmente para os secretários de comunicação e assessores de comunicação de órgãos públicos participantes do evento.
Patrus Ananias disse que em todos os momentos da sua vida pública, desde Minas Gerais, sempre valorizou o papel da comunicação institucional pela sua função de validar, junto à população, os investimentos públicos. O secretário de Imprensa da Presidência da República, Nelson Breve, falou das estratégias utilizadas para levar aos diferentes pontos do Brasil, uma mensagem diferenciada que leve em conta os interesses e o sotaque de cada região, estado ou cidade. De acordo com a explicação dele, o discurso do Presidente da República deve ser plural ao mesmo tempo em que se preocupará com as questões localizadas. A exposição que fez deu a entender que o presidente Lula compreende e respeita as estratégias voltadas a uma comunicação eficiente no contexto de um país de dimensões continentais, reservando na sua agenda algum tempo para atender as recomendações da Secretaria de Imprensa, como agenda de entrevistas e até mesmo revisando e modificando textos de artigos que são enviados para jornais de todas as regiões brasileiras.
No momento das perguntas, Nelson Breve comentou detalhes do momento em que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ao presidente brasileiro: “Esse é o cara”. Em resposta a um participante da conferência, Breve disse que não se tratou de nenhuma estratégia de marketing de governo combinada entre os dois presidentes, mas algo completamente informal e despropositado, mas que refletiu o reconhecimento da liderança do presidente Lula no grupo dos paises em desenvolvimento, bem como na América Latina.
Outros momentos de grande aprendizado do evento podem ser destacados. “A Comunicação como fator estratégico na Administração Pública”, foi a temática do conferencista Edson Barbosa, Presidente da Link Propaganda. O relato que fez sobre o trabalho realizado por ele e sua equipe em Angola, na busca da soberania foi, por demais, interessante. Também foi possível tirar boas conclusões das exposições “A Imagem da Empresa Pública - As experiências do Banco do Nordeste e da Petrobras”, discorridas por Sérgio Souto Mota, Assessor Especial da Presidência do Banco do Nordeste do Brasil, e Cláudio Negrão, Diretor de Comunicação da Transpetro, uma empresa pública de logística ligada à Petrobrás. Instrutiva também foi a apresentação de Andrew Greenlees, Diretor de Assuntos Institucionais - Serviço Público da Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação),que falou sobre “As Agências de Comunicação como parceiras de Governos”.

Depois da palestra, em conversa com Nelson Breve

Ricardo Antunes, da Facto Comunicação, e F.Carvalho

Nenhum comentário: