segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Parnaíba é a cidade piauiense berço da independência

Monumento à Independência
Parnaíba é a cidade-berço da independência do Brasil em solo piauiense. Por este motivo é que todos os anos, em 19 de Outubro, torna-se o centro das atenções de todo o estado. A notícia da independência do Brasil a sete de setembro de 1822, foi recebido em Parnaíba com muita euforia por um grupo liderado por Simplício Dias da Silva, que vinha a ser chefe militar e rico fazendeira da então Vila de São João da Parnaíba, sendo anunciada em praça pública a mais de quarenta dias depois. Seus outros companheiros eram, entre outros, os não menos entusiasmados João Cândido de Deus e Silva, presidente da Câmara Municipal; o intelectual, poeta, inventor Leonardo de Carvalho Castelo Branco, considerado o dínamo da revolução; o escrivão Ângelo da Costa Rosal; e o tenente Joaquim Timóteo de Brito.
O brado libertador foi dado em Parnaíba na manhã do dia 19 de outubro de 1822, na Praça da Graça, em frente o prédio da Câmara Municipal, pelos adesistas da causa da Independência. No local foi depois erigido o Monumento da Independência em forma de coluna com alguns detalhes carregados de simbologia. É no monumento e na Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, que todos os anos o governo do estado rende suas homenagens aos entusiastas e heróis da Independência do Piauí, como ficou chamado o ato cívico. O templo foi construído, também na Praça da Graça por Domingos Dias da Silva, pai de Simplício Dias e Raimundo Dias. Dentro da suntuosa construção de estilo clássico foram feitos jazigos para colocação dos corpos dos membros da família Dias da Silva. É em frente à Capela do Santíssimo que podem ser vistos, por exemplo, os epitáfios que identificam os túmulos do patriarca Domingos Dias da Silva e do filho dele, Simplício Dias, entre outros familiares. (Texto: F.Carvalho. Publicado no Jornal Meio Norte, edição de 19 de outubro de 2008).

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, onde foi sepultado Simplício DiasTúmulo de Simplício Dias, dentro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro prof. Francisco Carvalho

É com satisfação que recebo o seu trabalho e desde já, gostaria de agradecer o seu gesto de compartilhar conosco sua rica obra.
Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa!

Atenciosamente,
Mariana Torres

Anônimo disse...

Um excelente trabalho e o parabenizo pela competência.
Abs. JOSÉ DE ANCHIETA MOTA DE MELLO.