quarta-feira, 13 de maio de 2009

Folha de São Paulo destaca mais uma vez: "Complexo turístico do Piauí fica submerso devido às chuvas "

JOSÉ EDUARDO RONDON
da Agência Folha

Um dos principais pontos turísticos do Piauí, localizado no litoral do Estado, está debaixo d'água desde o final de semana. Denominado Porto das Barcas, o complexo, que reúne uma série de casarões históricos, lojas de artesanato e locais para a realização de eventos, está com parte da área submersa em Parnaíba (335 km de Teresina).
O Porto das Barcas é a principal porta de entrada no Piauí para o delta do Parnaíba, um dos lugares mais procurados pelos turistas que vão ao Estado. O delta --único na América a ter sua foz em mar aberto_--separa o Piauí do Maranhão.
Dados de agências de turismo que atuam no Porto das Barcas repassados à Prefeitura de Parnaíba apontam que, em média, na alta temporada, cerca de 40 pessoas embarcam diariamente no local com destino ao delta do Parnaíba.
O secretário de Comunicação do município, Francisco Carvalho, diz que houve uma redução "drástica" no número de turistas no local com as enchentes. "Só tem é morador de Parnaíba vendo a cheia do rio [Igaraçu]."
O alagamento do Porto das Barcas ocorreu após o rio Igaraçu --um dos afluentes do rio Parnaíba-- ter transbordado no final de semana. Nesta segunda-feira (11), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), visitou o local.
Parte dos casarões históricos atingidos pelas águas na cidade é tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Alguns deles são da metade do século 18. Ao menos dois imóveis já tinham registrado quedas de paredes durante as chuvas.
A cidade de Parnaíba é uma das mais afetadas com as enchentes que atingem o Piauí. O município está em situação de emergência. Cerca de 800 famílias já tiveram de deixar suas casas. A maior parte delas está em abrigos improvisados, como ginásios e escolas.

Nenhum comentário: