sábado, 7 de agosto de 2010

O que revelam as pesquisas de opinião



As pesquisas realizadas por três institutos para meios de comunicação piauienses mostram os três primeiros candidatos ao governo do Estado em posições parecidas na segunda quinzena do mês passado: Silvio Mendes(PSDB) na frente, seguido de Wilson Martins(PSB) e João Vicente Claudino(PTB). A primeira rodada feita pelo Instituto Amostragem para o Sistema Meio Norte de Comunicação, no período de 16 a 19 de julho; a segunda consulta foi do Instituto Jales, por encomenda do Portal 180 Graus, no período de 22 a 27 e, por último, pesquisa do Instituto Data AZ, para um portal do mesmo grupo, no período de 27 a 31 de julho. O desempenho dos candidatos naquele período esteve praticamente estacionado, quando levamos em consideração as margens de erro, as diferenças nos tamanhos das amostragens e das metodologias aplicadas por cada um dos institutos.

Uma comparação com as pesquisas anteriores mostra que o crescimento inicial de Wilson Martins não se confirmou como tendência, mas como fotografia de um momento de ascensão ao poder e de revés para o então pré-candidato JVC, preterido por Welligton Dias. Quanto a Silvio Mendes, este subiu tanto que bateu a cabeça no teto. O desafio dele agora é segurar-se no ar, mas talvez não tenha oxigênio e plumagem para tanto. Agora, se tem uma tendência mostrada pelas pesquisas é a de que o ex-prefeito da capital não tem mais para onde crescer, com risco alto de despencar. Aliás, deva-se dizer que ele já está caindo. Um quadro apresentado pelo instituto Data AZ, mostra que o tucano caiu quase oito pontos no intervalo entre o começo de junho e o final de julho. Além disso, JVC e Wilson consolidam bases no interior, onde os tucanos pouco têm onde pousar.

Em campanha eleitoral leva melhor vantagem quem mostra a capacidade de produzir o maior número de fatos positivos, aliados à defesa de causas da população em vez de propostas do próprio candidato. Além disso, deve minimizar erros e avançar em cima dos tropeços dos adversários, afinal por mais éticos que sejam, estão longe de compor uma falange de anjinhos. Até agora Silvio e Wilson tiveram as melhores oportunidades para capitalizar. O tucano tirou vantagem do momento inicial de indecisão em que apenas a candidatura dele era certa e os outros dois esperavam pela decisão de Wellington Dias; já Wilson beneficiou-se da ascensão ao poder e da declaração de apoio do ex-governador petista. João Vicente começa a recuperar-se de tudo isso e agora promete uma campanha competitiva. Seu desafio ficará maior quando começar o horário eleitoral no rádio e na televisão, pois tem um dos menores tempos. Portanto, JVC terá que gastar mais sola de sapato que os outros e trabalhar melhor a distribuição e exposição do seu material de campanha. Mas parece que ele está bem disposto e otimista. Foi isto que mostrou por ocasião da inauguração da sede do diretório do PTB, na Avenida Pinheiro Machado, em Parnaíba, ao lado do prefeito José Hamilton Castelo Branco. Inclusive, continua recebendo manifestações de apoio de dissidentes petistas e de outros partidos.

Os dados das três últimas pesquisas, comparados com os resultados do inicio de junho apontam para um revigoramento da campanha de JVC, até porque o número de eleitores indecisos ou passiveis de mudar suas intenções de votos ainda são significativos. Em Parnaíba, por exemplo, há duas semanas era imperceptível a presença de JVC nas ruas, por meio do seu material de propaganda. Nos últimos dias o jingle do candidato petebista é o que mais se ouve, além de adesivos, cartazes e outras peças que já podem ser vistas com grande freqüência. Quem sabe, ele pretende investir neste tipo de onipresença para ser o mais lembrado a partir de agora.

Veja os resultados das últimas pesquisas

Instituto Amostragem
16 a 19 de julho

Silvio Mendes 36,41 %
Wilson Martins 28,06 %
João Vicente 20.67 %
...
Instituto Jales
22 a 27 de julho
Silvio Mendes 34,48 %
Wilson Martins 25,46 %
João Vicente 23,00 %
...

Instituto Data AZ
27 a 31 de julho

Silvio Mendes 30, 23 %
Wilson Martins 26,49 %
João Vicente 22,53 %


Texto: F.Carvalho

Nenhum comentário: