sábado, 4 de dezembro de 2010

Vice-prefeito Florentino Neto visita obra de restauração da Casa Grande de Simplício Dias

Florentino Neto e Fátima Carmino com operários
da restauração da Casa Grande de Simplício Dias.

As obras de restauração da Casa Grande de Simplício Dias foram visitadas na manhã de sexta-feira(03) pelo vice-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, acompanhado da secretária de cultura, Fátima Cármino. Eles foram recebidos pelo encarregado Joel Augusto, que falou da possibilidade da obra ser concluída antes do prazo contratual de 10 meses. A Casa Grande de Simplício Dias foi desapropriada mediante decisão do prefeito José Hamilton Castelo Branco, pelo valor de R$ 98,388,16, oriundos dos recursos próprios do município. A obra de restauração que está em execução custará aos cofres do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, R$ 951, 611,30.

O vice-prefeito Florentino Neto disse durante a visita que a restauração da Casa Grande de Simplício Dias é um resgate importante do passado de Parnaíba. A idéia de transformar o local no museu da cidade é, segundo ele, uma forma de lembrar aos parnaibanos e informar aos visitantes o quanto Parnaíba é grande desde a sua concepção como vila e, depois, cidade. A secretária Fátima Cármino também reconheceu a importância daquele prédio histórico para a cultura local.

Fátima Cármino lembrou que o vice-prefeito Florentino Neto colaborou com todo o processo de desapropriação da Casa Grande por parte da Prefeitura, atuando como interlocutor com os antigos proprietários e acompanhando os procedimentos legais necessários à aquisição do imóvel pelo município. “Quando o Ipham tombou todo o sítio histórico do Porto das Barcas, o prefeito José Hamilton já havia determinado tombamento da edificação, tendo a ajuda do Dr. Florentino”, disse.


Segundo o encarregado pela obra, Joel Augusto, só cerca de 40% dos materiais aplicados na construção do prédio vêm sendo aproveitados, mas existe o cuidado de repô-los com peças idênticas confeccionadas sob encomenda. Um exemplo do cuidado com a originalidade é a argamassa utilizada, em que o cal substitui o cimento. As madeiras do teto continuam sendo carnaúbas, a maioria nova com algumas antiga que se encontram em boas condições. Quem for visitar o local, após a sua conclusão, vai poder pisar em soalhos e ver portas, paredes e detalhes que datam de mais de 250 anos, informou Joel Augusto.


HISTÓRIA
A Casa Grande de Simplicio Dias foi residência de Simplício Dias da Silva, um dos mais importantes vultos da história do município, por ter liderado a expansão econômica de Parnaíba no clico da charqueada, no século XVII. Nos seus salões aconteceram muitas reuniões sobre o futuro político de Parnaíba e do Piauí. O movimento pela inclusão do Piauí e outros Estados no processo de Independência do Brasil, entre outras lutas foi tema discutido no local. Simplício Dias, seu construtor, primeiro proprietário e morador, era filho do Português Domingos Dias da Silva, um dos primeiros desbravadores da região, e foi também o principal donatário para a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, na Praça da Graça.
Texto: F. Carvalho

Nenhum comentário: