terça-feira, 7 de julho de 2009

Opinião de peso: Teórico do Jornalismo diz que diploma é importante, mas não é imprescindível

Professor Felipe Pena, da Universidade Federal Fluminense

A polêmica sobre a não obrigatoriedade do diploma de jornalista produz bons argumentos das duas partes mais interessadas.
Vejamos o que diz um dos mais importantes estudiosos da comunicação, respeitado no Brasil e em Portugal:

Meu nome é Felipe Pena. Sou jornalista, professor da Universidade Federal Fluminense, doutor em Literatura pela PUC-Rio, pós-doutor em semiologia pela Sorbonne e faço um risoto de frutos do mar muito apreciado pelos colegas da imprensa que frequentam a sala de jantar da minha humilde residência. A maioria insiste diariamente para que eu abra um restaurante, sugestão que nego com veemência, apoiado em um único argumento: não tenho formação adequada.
(...)
Sou favorável ao diploma de jornalismo, o que não significa defender a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. Na introdução de um livro que publiquei em 2005 (Teoria do Jornalismo, Ed. Contexto), tinha uma opinião diferente, mas acho que precisamos rever nossas conclusões sobre o tema. Se eu fosse diretor de um jornal, daria prioridade aos profissionais formados nas boas escolas de comunicação (aquelas que têm cozinheiros talentosos), mas não excluiria sociólogos, advogados ou economistas, cujas habilidades podem ser úteis ao jornalismo.
(www.felipepena.com)

O professor Felipe Pena é autor dos livros “Teoria do Jornalismo”, “1000 perguntas em Teoria da Comunicação ” (org.), “Jornalismo Literário”, “Televisão e Sociedade”, entre outros.

Livro que tenho, leio, consulto e recomendo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante!