sexta-feira, 23 de maio de 2008

Morre H.Dobal, o maior poeta piauiense da atualidade

Hindemburgo Dobal Teixeira, ou simplesmente H.Dobal, morreu aos 80 anos de idade, na noite desta quinta-feira, no Hospital de Terapia Intensiva, em Teresina, em conseqüência da parada cardíaca. Ele era considerado pela crítica literária o maior poeta da atualidade além de ser uma referência da disciplina relacionadas à Literatura Piauiense das escolas de nível médio e superior no Estado do Piauí.
A notoriedade de H.Dobal deveu-se a mais de uma dezena de obras importantes publicadas desde 1966. Entre seus livros de poemas, estão: O Tempo Conseqüente, O Dia sem Presságio, A Província Deserta, A Serra das Confusões, A cidade Substituída, Os Signos e as Siglas e Ephemera. Escreveu um livro de contos, intitulado Um Homem Particular, e os de crônicas Roteiro Sentimental e Pitoresco de Teresina, e Grandeza e Glória nos Letreiros de Teresina. Da sua pena saiu, também: A Viagem Imperfeita, com notas de uma viagem empreendida pelo autor.
H.Dobal foi razão de um documentário do cineasta Douglas Machado, intitulado Um Homem Particular.

Veja mais, sobre a morte de H.Dobal, nesta matéria extraída do portal 180graus.com.

Velório de H. Dobal na Assembléia
reúne autoridades do Piauí

O escritor piauiense Hindemburgo Dobal Teixeira, o H. Dobal, de 80 anos, morreu ontem a noite vítima de parada cardíaca e falência múltipla dos órgãos. O corpo foi liberado para o velório somente às 6h da manhã desta sexta-feira, dia 23.O corpo de H. Dobal é velado no Salão Francisca Trindade, na Assembléia Legislativa, e reúne muitas autoridades e personalidades do estado que foram dar um último adeus. Amigo de longas datas, o escritor e professor Cinéas Santos lamentava a perda."A obra de H. Dobal nunca vai morrer. Todo seu legado sempre vai existir. Representa muito para o Piauí, para a cultura do estado", lamentou Cinéas.É esperada a visita do governador Wellington Dias (PT), do prefeito de Teresina Silvio Mendes (PSDB) e outras autoridades no velório. O local também é aberto ao público.

Um comentário:

Anônimo disse...

realmente uma grande perda...
li dele O Tempo Consequente.