sábado, 6 de agosto de 2011

Escritor homenageado pelo III Salipa, Renato Castelo Branco, teve projeção nacional e internacional

Renato Castelo Branco na marca do III Salão do Livro de Parnaíba.    


Texto: F. Carvalho

O escritor homenageado nesta terceira edição do Salão do Livro de Parnaíba (Salipa), a ser realizado pela Prefeitura no início de setembro, é Renato Castelo Branco, nascido em Parnaíba no ano de 1914 e morto no Rio de Janeiro em 1996. Formado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, ficou conhecido em todo o Brasil e no continente americano pelas suas atividades como publicitário e escritor. Nas letras ele transitou com desenvoltura em diferentes gêneros literários como  romance,  poesia, contos e ensaios. Iniciou a profissão de publicitário na agência N.W Ayer, em 1935, mas o auge da sua carreira executiva foi o cargo de vice-presidente nos Estados Unidos de uma das maiores agências de publicidade do mundo à época, a J.W Thompson, depois de ser presidente, no Brasil, desta mesma multinacional.


Renato Castelo Branco, mais um escritor que ajudou a destacar o nome de Parnaiba.
 
               A produção literária de Renato Castelo Branco é bastante extensa, embora pouco conhecida entre os piauienses. O escritor parnaibano Alcenor Candeira Filho, que atualmente ocupa a cadeira de Renato na Academia Piauiense de Letras(APL), destaca algumas das mais importantes obras do autor de “O Planalto”. Entre os romances citou “Rio da Liberdade”, “Senhores e Escravos” e “Conquista dos Sertões de Dentro”, que compõem a chamada Trilogia do Meio Norte. Os temas abordados nestas obras são, segundo explicou Alcenor Candeira, as guerras da Independência, a Balaiada e a conquista do Vale pelos bandeirantes paulistas e vaqueiros baianos. No gênero poético ele listou os livros a “Janela do Céu”, “O Amor e a Angústia” e “O Anticristo”. “Em "A Janela do Céu", os poemas não são apenas revestidos de lirismo singelo, mas também, em vários momentos, de lirismo que tangencia à temática social”, descreve Alcenor, que também é membro da Academia Parnaibana de Letras (Apal). Sobre o livro “Amor e  Angústia”,  o imortal explicou: “... reúne poemas inéditos e alguns poemas que fazem parte dos livros anteriores, constata-se  o esforço do poeta no sentido de transmitir uma mensagem de amor e crença no homem e no seu destino, não obstante os enormes abismos espalhados pelo mundo”.  Outro livro de poesias de Renato Castelo Branco elencado por Alcenor Candeira, “O Anticristo”, foi escrito durante viagem à Europa Ocidental e encerra uma constatação de que o homem não foi vitorioso na tentativa de achar solução para os graves problemas sociais. “O Caminho da solução passa pela liberdade e os ensinamentos de Cristo”, afirma Renato em um dos seus versos publicados nesta obra.
Em “No Reino dos Bichos Miúdos” Renato Castelo Branco escreve contos infantis e em “Tomei um Ita no Norte”, relata suas memórias em Parnaíba e em diversos lugares por onde passou. Entre seus ensaios estão “A Química das Raças”, “A Civilização do Couro” e a “Pré-História Brasileira – Fatos e Lendas”. A produção de RCB, como também é chamado, contempla muitas outras obras entre romances, poesias e de outros gêneros.
A importância do escritor Renato Castelo Branco no cenário da literatura brasileira e piauiense pode ser avaliada pela fecundidade dos seus livros, pela variedade de gêneros dominados por ele, pela abordagem sociológica, entre outros aspectos relevantes. A importância dele no ramo da publicidade no Brasil e na América pode ser pode ser avaliada a partir da vasta bibliografia existente no país com referências à sua produção com caráter metalingüístico no seu segmento profissional, bem como pelas muitas manifestações de reconhecimento. A Escola Superior de Propaganda e Marketing, a maior universidade brasileira a formar publicitários, criou um dos mais concorridos prêmio que leva o nome do escritor parnaibano. O site da ESPM, explica: “O Prêmio Renato Castelo Branco de Responsabilidade Social na Propaganda foi criado em 2005, com objetivo de incentivar a reflexão sobre responsabilidade social na propaganda. O prêmio visa congratular as empresas e agências responsáveis por campanhas que incentivem o bem-estar do consumidor e da sociedade”.


Para conhecer um pouco mais sobre o parnaibano de expressão nacional Renato Castelo Branco clique em cima dos links sugeridos abaixo.
Prêmio Renato Castelo Branco de Responsabiliade Social na Propaganda(página da ESPM Social)

Nenhum comentário: